Tomada de Decisão
- Cleverson Jr
- 22 de set. de 2015
- 2 min de leitura
É a escolha que se faz entre opções como o intuito de resolver um problema ou aproveitar oportunidades.
Tomada de decisão é um processo de seis etapas sequencias que se inicia pela identificação e o diagnostico, passando pelo desenvolvimento e a avaliação das alternativas, em seguida a seleção e implementação e assim indo para o monitoramento e feedback da decisão tomada. Existem dois tipos de decisões gerenciais: as decisões programadas e as não programadas. Decisões programadas são soluções para problemas que acontecem frequentemente e que são estruturados, os quais a organização já desenvolveu mecanismos de controle. Já as decisões programadas são soluções específicas e desestruturadas, para as quais a informação é incompleta.
Alguns aspectos na hora de tomar uma decisão não podem ser esquecidos de modo algum.
O modelo racional de tomada de decisão é um processo onde os administradores tomam ótimas decisões para gerar bons resultados na empresa.
Devemos ficar muito atentos às armadilhas psicológicas no caminho da decisão. Ancoragem, perpetuação do status QUO, custo irrecuperável, evidência confirmadora, formulação do problema, excesso de confiança, lembrança e prudência são pontos e atitudes que vão te dificultar, te atrasar e te fazer tomar decisões erradas no dia-a-dia da empresa.
A intuição tem sua importância, pois se baseia experiências vividas, em coisas pelas quais você já passou e sabe como funcionam, mas não podemos dar mais importância para ela do que para fatos e dados que sejam concretos.
É mito ou ciência a ideia de que as pessoas inteligentes erram menos nas decisões? É um mito. Pessoas mais inteligentes conseguem processar informações com mais rapidez, resolver problemas com mais precisão e aprender mais depressa, mas tem o
lado ruim disso tudo, elas são confiantes e orgulhos demais, isso as faz ficarem cegas às armadilhas psicológicas.
Na avaliação de moralidade de uma decisão quando se fala em fins ou meios, o mais importante são os meios, pois ética deve ser algo importante e levado em conta no processo de decisão de qualquer empresa. Não se pode chegar à parte do fim se os seus meios são antiéticos e abusam do utilitarismo. Pega muito mal para a organização chegar a um lucro tal e depois de certo tempo descobrir que seus meios eram os trabalhos escravo e infantil, por exemplo.
Comments