O conceito de Ativo e Passivo na visão de 2 autores da área
- cleverson jr
- 1 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
1.1.1 - ATIVO
- “ são benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em conseqüência de transações ou eventos passados”.(Hendriksen, SFAC 6, parágrafo 25)
“ os ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passado.” (Sprouse e Moonitz, no ARS no. 3, do AICPA, de 1962)
Ampliando-se um pouco mais os conceitos acima, pode-se, então, concluir que o ativo representa os futuros resultados econômicos, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante a aplicação de recursos tangíveis ou intangíveis, cuja posse ou controle ela detém, com o objetivo de dar continuidade à entidade.
1.1.2 - PASSIVO
O passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passados ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro. (Sprouse e Moonitz, 1962)
O passivo de uma entidade encerra os sacrifícios futuros, prováveis de benefícios econômicos que resultaram de obrigações presentes. (Hendriksen, Teoria da Contabilidade, 1999)
Assim, o passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorrerão no futuro que são provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferem ativos ou fornecem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado. (Kenneth Most, Accounting Theory, 1986)
http://www.sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/ivconvencao/ana_angelica_teoria_da_contabilid
Comments